O especialista em joelho é um médico ortopedista que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar diversos problemas que podem causar danos a essa região do corpo. Entre os vários problemas que podem afetar os joelhos estão os rompimentos dos ligamentos, as luxações que afetam a patela, a tendinite patelar, a lesão no menisco, a artrose e a condromalácia patelar.
Joelho
O joelho faz parte do sistema musculoesquelético e é considerado a maior articulação do corpo. Ele é formado por cartilagens e ligamentos, além de quatro ossos: fêmur (na coxa), tíbia (na parte da frente da perna), fíbula (na parte de dentro do joelho) e patela (parte da frente do joelho). Todos esses componentes do joelho o tornam uma das mais complexas articulações do corpo humano.
O joelho permite que o ser humano caminhe, corra, se abaixe, jogue futebol, pratique exercícios físicos e suba escadas, além de muitas outras atividades que fazem parte do nosso dia a dia. Por ter esse caráter essencial ao ser humano, a ortopedia de joelho ganhou grande importância e, hoje, há especialistas somente para essa área.
Especialista em joelho
A ortopedia de joelho trabalha em conjunto com outras especialidades médicas, como a Medicina Esportiva e a Fisioterapia. A primeira entra em cena quando o paciente é um atleta ou praticante de atividades físicas. Já a segunda participa quando o paciente precisa realizar algum tipo de procedimento que envolva reabilitação ou fortalecimento da articulação. Em alguns momentos, é necessária a Cirurgia de Joelho, realizada quando há algumas condições mais graves que precisam de intervenção médica.
Quando uma pessoa procura por um especialista em joelho, ele irá avaliar o paciente no caso de torções, traumas, fraturas, luxações ou inflamações. Tumores ósseos, artrose e deformidades em segmentos como a coluna, por exemplo, também são diagnosticadas por esse profissional.
Após a primeira consulta com o ortopedista especialista em joelho, o paciente deverá realizar uma série de exames para um diagnóstico preciso do seu problema. Costumam ser realizados testes e exames clínicos, bem como exames de imagem, como o raio-X, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Após análise das informações, com a apresentação da condição ou patologia, o especialista irá definir o tratamento mais adequado ao caso apresentado.
Se você está com algum tipo de problema no joelho, está na hora de você consultar um excelente especialista para se tratar. Para outras informações e dicas sobre essa importante articulação do corpo humano, fique atento ao nosso blog.