Já abordamos aqui no Blog sobre as principais lesões que ocorrem nos joelhos de idosos, assim como os principais fatores desses danos, que são o sobrepeso e o desalinhamento, que afetam, principalmente, a articulação e podem causar vários problemas. Pois hoje você vai ficar por dentro dos tratamentos disponíveis para uma doença muito comum e que, com o frio, costuma causar muito dor: a artrose.
Mas é importante também alertar de que mudanças no estilo de vida podem proteger os joelhos e retardar o progresso da artrose. A adoção de hábitos saudáveis, como a redução da ingestão de bebidas alcoólicas e exercícios regulares como caminhadas, natação, pilates e outros, ajuda muito. Mudar de atividades de alto impacto (como a corrida) para atividades de menor impacto (como natação) reduzem o estresse no seu joelho.
Artrose
O desgaste da cartilagem que envolve os ossos provoca a artrose, e a dor é o principal sintoma dessa lesão. Pessoas com artrose no joelho podem sentir mais dor em alguns momentos específicos, como durante o inverno, quando o tempo muda ou a chuva está chegando. A ciência não sabe esclarecer porque isso acontece, mas para matar a curiosidade, clique aqui para possíveis explicações para esse fato.
Tratamentos
Após avaliação de um médico especialista, o tratamento para artrose no joelho pode ser realizado com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares que ajudam na restauração da articulação. A fisioterapia também pode ajudar e, em casos mais graves, pode ser feita infiltração com cortisonas ou cirurgia (artroscopia, por exemplo).
Exercícios
Duas ótimas opções para o idoso são o alongamento dos músculos das pernas e andar de bicicleta. Mas é importante que os idosos procurem um profissional de fisioterapia para que ele possa indicar os exercícios mais adequados, pois, quando realizados de forma errada ou quando a articulação se encontra muito dolorida, ao invés de ajudar no problema, podem agravar a artrose.
Fisioterapia
A fisioterapia para artrose no joelho deve ser feita diariamente e é recomendada para os períodos de dor mais intensa. O profissional irá avaliar a articulação e traçar o melhor tratamento, respeitando as limitações do indivíduo. Durante as sessões, pode-se utilizar aparelhos anti-inflamatórios, exercícios de alongamento muscular e de fortalecimento.
Infiltração com cortisona
Nos primeiros relatos de infiltração cortisona no joelho, acreditava-se que ela teria um efeito anti-inflamatório capaz de bloquear a evolução da doença. Mais tarde, alguns estudos mostraram que o corticoide tinha efeito nocivo à cartilagem, principalmente se as infiltrações fossem realizadas de maneira repetida.
A cortisona ainda é utilizada, mas, graças à ciência, sua formulação sofreu alterações. Assim, hoje, os especialistas têm em mãos produtos menos lesivos e mais seguros para serem utilizados em infiltrações como, por exemplo, a triancinolona. Quando é realizada a infiltração, em geral é feita uma punção (retirada da água do joelho), pois o líquido sinovial tem caráter inflamatório e, em seguida, a cortisona é infiltrada para dentro do joelho.
Viscossuplementação /Infiltração de ácido hialurônico
Há mais de 20 anos o ácido hialurônico é utilizado para o tratamento de artrose de joelho. Assim como os corticoides injetáveis, também tem sofrido modificações que o leva a ser mais seguro aos pacientes. Atualmente, o mercado oferece produtos de baixo, médio a alto peso molecular, com diferentes concentrações por ml e associado a outras drogas, como o sorbitol e o manitol.
Cirurgia
Se, mesmo após meses de tratamento convencional, com remédios, fisioterapia e infiltrações, o idoso não apresenta melhora dos sintomas da artrose no joelho e continua a sentir dor, assim como dificuldade de subir escadas e abaixar, deve-se fazer a opção por cirurgia.
Durante a cirurgia é feita a retirada do joelho e coloca-se uma prótese em seu lugar. A recuperação do idoso geralmente é completa, mas é preciso fazer sessões de fisioterapia para ajudar a acelerar a reabilitação.
Se você é idoso e foi diagnosticado com artrose no joelho, saiba que é sempre bom ter o acompanhamento de um especialista. E para ficar por dentro de todas as novidades em relação aos tratamentos disponíveis, basta acompanhar nosso Blog.