Doutor Plínio Peloso

Também conhecida como condropatia patelar, a condromalácia patelar é um desgaste da articulação do joelho que leva ao surgimento de sintomas como dor profunda no joelho e em volta da rótula ao realizar determinados movimentos.

A condromalácia patelar pode surgir com movimentos repetitivos dos joelhos, excesso de peso ou em consequência de lesões no joelho. É importante que, se você tiver alguns dos sintomas descritos abaixo, consultar o especialista para que seja feito o diagnóstico e tratamento mais adequado.

Principais sintomas

Os principais sintomas da condromalácia patelar são os seguintes:

– Dor no joelho ao subir e descer escadas, correr ou levantar-se da cadeira;

– Dor em volta da rótula do joelho, especialmente ao dobrar a perna;

– Ardência ou dor no joelho ao ficar com a perna dobrada por algum tempo;

– Sensação de crepitação (ter areia dentro do joelho) ou estalos no joelho;

– Joelho um pouco mais inchado.

Ao apresentar um desse sintomas, é importante que o ortopedista seja consultado, pois assim será possível fazer uma avaliação mais completa, com a realização de exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e, assim, o paciente fazer o tratamento mais adequado.

Causas

Uma das causas da condromalácia patelar é o envelhecimento, já que, com a idade o desgaste das articulações é natural. Inclusive, aqui em nosso blog já postamos um conteúdo sobre as lesões mais comuns no joelho em idosos. 

Além disso, a falta de atividade física pode também aumentar o risco dessa lesão, pois há um maior enfraquecimento do músculo quadríceps, o que também pode estar relacionado com o desenvolvimento da alteração.

Outras causas da condromalácia patelar são o excesso de peso, realização de movimentos repetitivos com o joelho, prática de atividades físicas de alto impacto, desalinhamento do joelho e lesões no joelho.

Tratamentos

O tratamento para condromalácia patelar vai depender da causa e do grau do desgaste da cartilagem. O especialista pode indicar o uso de remédios, realização de exercícios de fortalecimento dos músculos da perna, sessões de fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.

Importante é o paciente observar algumas recomendações durante o tratamento: evitar usar sapatos com salto alto, não cruzar as pernas quando sentado, manter boa postura, evitar subir rampas ou fazer exercícios em locais íngremes. Se o excesso de peso for uma das causas da lesão, é fundamental emagrecer para diminuir a pressão sobre o joelho.   Usar sapatos que apoiem bem os pés, evitando impacto desnecessário nos joelhos, também é importante.

Remédios

Os remédios indicados são para o alívio da dor e do desconforto, podendo ser recomendado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos em forma de comprimido ou pomada, que deve ser aplicada diretamente no local da dor.

Normalmente os medicamentos são indicados por sete dias, logo no início do tratamento, mas não devem ser usados por mais tempo, já que podem prejudicar o estômago. As pomadas podem ser usadas 2 ou 3 vezes por dia, com uma pequena massagem, até que seja totalmente absorvida pela pele.

Fisioterapia

A fisioterapia pode promover o alongamento dos músculos da parte de trás da coxa e fortalecimento dos músculos da perna, especialmente dos músculos da parte da frente da coxa.

Cirurgia

A cirurgia é normalmente indicada nos casos mais graves de condromalácia patelar, quando o paciente não apresenta melhora dos sintomas, mesmo após o uso de remédios e a realização de fisioterapia.

Dessa forma, o especialista pode indicar a artroscopia, um procedimento cirúrgico realizado para observar as estruturas no interior da articulação e reparar a lesão. Após a artroscopia, normalmente o paciente é indicado a fazer fisioterapia para favorecer a recuperação e melhorar os movimentos do joelho.

A condromalácia patelar tem cura, desde que o paciente procure por um especialista e faça o tratamento indicado de forma correta. Para que o joelho volte ao normal, é importante desinflamar a região, recuperar a integridade da articulação, fortalecer e alongar os músculos da perna e adequar o posicionamento da rótula e dos pés.

Este post foi útil para você? Esperamos que sim! E continue a nos acompanhar para ter outras informações sobre como cuidar melhor dos seus joelhos.