Doutor Plínio Peloso

De acordo com o IBGE, 13% da população brasileira é de idosos. E estima-se que em 2050, quase um terço da população do Brasil terá 60 anos ou mais. Um desafio e tanto, principalmente quando se trata de saúde. E, com isso, cada vez mais é preciso investir em qualidade de vida. Mas, entre tantas preocupações, há uma que merece a atenção: o joelho. Neste artigo, você verá quais as lesões mais comuns no joelho em idosos e o que fazer para amenizar o problema.

Principais fatores

Vamos começar com os principais fatores que causam as lesões no joelho de idosos.

Sobrepeso

O sobrepeso afeta a musculatura e, com isso, a articulação sofre. Uma das maneiras de evitar esse problema é colocando o corpo em movimento, pois o sedentarismo deixa a musculatura mais fraca, contribui para o acúmulo de peso, que sobrecarrega a articulação e pode causar trauma no joelho.

Desalinhamento

O desalinhamento dos joelhos afeta o funcionamento da articulação e pode causar inúmeros problemas. Há dois tipos de desalinhamentos: o Varo e o Valgo. O primeiro faz com que o joelho se posicione como o de alguém que está montado em um cavalo. Nesse caso, a descarga de peso é maior na parte medial e na lateral dos joelhos e há um estiramento das estruturas. Esse posicionamento pode contribuir para o surgimento da artrose e tendinite.

Já o joelho Valgo é um tipo de desalinhamento que causa descarga de peso na região lateral do joelho. afeta o funcionamento da articulação e pode causar artroses, tendinites, contromalácia (amolecimento da cartigalem do osso denominado paleta) e síndrome da dor femoropatelar (pode ser ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho).

Lesões no joelho

E quais são as causas mais comuns de lesões nos joelhos na terceira idade? Vamos a elas:

1-Artrose

A artrose é um desgaste da cartilagem que envolve os ossos. A dor é o principal sintoma, mas no início ela pode ocorrer apenas com a movimentação da articulação afetada, mas a tendência é a dor progredir com o tempo. Para evitar o problema, uma dieta balanceada e a prática de atividade física leve podem ajud

2-Artrite

A artrite é uma inflamação nas articulações. Os principais sintomas são dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade para se locomover. Existem dois tipos: a artrite óssea e a reumática. A óssea é originada pelo excesso de peso ou lesões, já a reumática acontece quando o sistema imunológico ataca as células das articulações, causando inflamação que destrói a cartilagem. A cirurgia no joelho é uma das formas de tratar a artrite.

3-Tendinites

Essa lesão no joelho é causada pelo excesso de uso, sobrecarga ou esforço repetitivo de suas estruturas.

4-Desgaste

A sobrecarga ou o impacto podem causar danos à patela e resultar na Síndrome da dor femoropatelar. O principal sintoma é a dor no joelho que pode ser sentida na parte de trás da coxa ou na região anterior do joelho. O problema precisa ser tratado logo que for detectado, pois, caso contrário pode progredir para limitações articulares.

Prevenção de problemas nos joelhos na terceira idade

Para prevenir os problemas no joelho na terceira idade o mais recomendado é manter uma vida ativa e cultivar hábitos saudáveis. A atividade física, principalmente quando envolve exercícios para força e resistência muscular, é a medida mais eficaz para prevenção de problemas causados pelo desgaste articular.

Nesse caso, quais atividades físicas podem ser feitas pelos idosos? Musculação, pilates, programas de ginástica e exercícios na água estão entre elas. Mas, assim como para pessoas que ainda não se encontram na terceira idade, os exercícios devem ser leves no início e depois progressivos, e de preferência com instrução de um profissional.

Se você é idoso e tem alguma lesão no joelho, saiba que é sempre bom ter o acompanhamento de um especialista em joelhos. E para ficar sempre por dentro de assuntos relacionados a joelhos, acompanhe o nosso blog.